Mr. Pere Ballart (Fluidra CSA Manager)
|
A empresa espanhola, Fluidra, adquiriu recentemente a empresa brasileira Veico. A empresa adquirida tem tido um rápido crescimento e é especializada no fabrico de acessórios destinados ao setor da piscinas, tais como bombas, filtros, iluminação por LED e sistemas de aquecimento solar. A sua unidade de produção possui mais de 1500m2. Com esta operação, a empresa espanhol passará a contar com uma plataforma de produção no interior do paÃs, a qual se irá juntar à sua filial comercial em São Paulo. Logo depois dos Estados Unidos e de França, o Brasil é o terceiro mercado de piscinas mais importante do mundo, com um parque de 1,4 milhões de piscinas.
A organização, nos próximos anos, do Campeonato Mundial de Futebol e dos Jogos OlÃmpicos de Verão tem promovido o crescimento deste mercado no Brasil, assim como o crescimento do setor da água.
O conselheiro delegado da Fluidra, Eloi Planes, declarou: «Trata-sede uma operação na qual estávamos a trabalhar há bastante tempo e que nos permitirá alargar a nossa rede de vendas e, sobretudo, dispor de produção própria no Brasil, factor essencial para aproveitar as oportunidades que se apresentam numa região chave para a nossa actividade comercial»
Atualmente, o paÃs tem uma taxa de crescimento anual de dois dÃgitos no que respeita ao mercado das piscinas, que já chegou aos 200 milhões de euros.
Além disso, o mercado da água no Brasil ainda se encontra muito segmentado, sem uma liderança clara, e a Fluidra deseja ocupar um papel de referência nesse setor.
A entrada da empresa no Brasil é uma etapa importante na estratégia de internacionalização da empresa.