A Fluidra e a Zodiac finalizaram a sua fusão, a qual foi anunciada em novembro de 2017. A nova empresa vai manter a denominação Fluidra e vai continuar a estar cotada na bolsa de valores espanhola.
A empresa, com 5.500 funcionários, encontra-se bem posicionada para o crescimento, impulsionado pelo seu portfólio com as marcas mais reconhecidas do setor, por uma ampla gama de produtos e pela sua presença em mais de 45 países.
A nova Fluidra é o resultado da fusão entre a Zodiac e a Fluidra
A nova Fluidra terá um volume de negócios de cerca de 1.300 milhões de euros e um EBITDA de 0,2 mil milhões de euros. Além disso, a empresa identificou 35 milhões de euros de sinergias em custos de exploração, que se espera ser totalmente alcançada até 2020.
A Fluidrá vai manter a sua sede mundial em Sabadell (Barcelona), em Espanha, e a sede norte-americana em Vista (San Diego, Califórnia), nos Estados Unidos.
Bruce Broooks Novo CEO do grupo
|
Eloi Planes, até agora Presidente Executivo da Fluidra, passará a ocupar o cargo de Presidente Executivo do Conselho de Administração, enquanto o antigo CEO da Zodiac, Bruce Brooks, será o CEO da nova empresa.
No âmbito da aprovação da transação pela Comunidade Europeia, a Fluidra irá alienar a sua unidade Aquatron. Aquatron, fabricante israelita especializado em robots de limpeza para piscinas com distribuição principalmente na Europa, representa 2% das vendas e do EBITDA da empresa. Este desinvestimento não altera a lógica estratégica da fusão e a Fluidra vai manter uma forte presença global na categoria de equipamentos de limpeza automática para piscinas, que inclui equipamentos de limpeza a pressão, sucção e robots.
“A conclusão da nossa fusão com a Zodiac posiciona-nos como um líder no mercado mundial de piscinas. Juntos, possuímos as mais reconhecidas marcas, uma ampla carteira de soluções e produtos inovadores, assim como uma forte posição financeira que nos permite criar valor significativo para todos os intervenientes: os nossos clientes, os acionistas e os funcionários,” afirma Planes. “Temos um futuro promissor à nossa frente.”
“Estou ansioso por trabalhar com a nossa equipa a fim de criar uma empresa que se destaque das restantes,” acrescenta Brooks. “Seremos orientados por valores claros, focando-nos em ir além das necessidades dos nossos clientes, esforçando-nos por ultrapassar os desafios que nos serão colocados através de inovações úteis – com o objetivo de nos tornarmos um líder claro do mercado.”
Eloi Planes (Presidente Executivo, Fluidra) e Sébastien Mazella di Bosco (Rhone Capital, MD)