Após o Salão Internacional da Piscina 2012 em Lyon, Michele RAVIZZA do EuroSpaPoolNews entrevistou Eloi PLANES, CEO do Grupo Fluidra, que lhe concedeu uma «entrevista num minuto».

 

EuroSpaPoolNews / Michele RAVIZZA : Sr. PLANES, publicamos regularmente os resultados do grupo Fluidra que são sempre positivos. Como é que explica estes resultados face à conjuntura internacional, em particular no mercado das piscinas?

 

stephane Figueiroa

Stéphane FIGUEROA & Eloi PLANES

 

Fluidra/Eloi PLANES : Existem duas razões fundamentais que explicam os nossos resultados. Por um lado, estamos a recolher os benefícios dos enormes esforços dispendidos nos últimos três anos em termos de pesquisa, desenvolvimento e inovação dos nossos produtos, nomeadamente os eletrolisadores de sal, a tecnologia ultra-violeta, os robôs, os sistemas combinados de desinfeção, os produtos de iluminação e bombas de calor, etc. Por outro lado, a nossa estratégia de investimento no estrangeiro, em particular nos países emergentes. Em 2012 os nossos esforços concentraram-se na Europa de Leste (Roménia e Montenegro), no Médio Oriente (Jordânia), no Sudeste Asiático (Indonésia) e na América do Sul (Colômbia).


 
EuroSpaPoolNews/Michele RAVIZZA : Regressando à Europa, quais são as linhas de orientação para o vosso desenvolvimento nos países do velho continente?

Fluidra/Eloi PLANES : Na Europa, concentrámos os nossos esforços em melhorar o nível de satisfação dos nossos clientes. Em primeiro lugar, iniciámos um processo de renovação de todas as nossas agências a fim de as tornar mais modernas e dinâmicas. O processo começou em Espanha há 3 anos atrás e continuou no sul de França, em Itália, em Portugal e vamos seguir nessa direção.
Em segundo lugar, desenvolvemos o serviço de call-centers para tornar mais eficiente o apoio aos nossos clientes. Por último, investimos muitos recursos na melhoria do serviço pós-venda.

 


EuroSpaPoolNews/Michele RAVIZZA : Notámos que em França reagruparam a atividade da Certikin e da Astral Piscine sob a liderança de Stéphane FIGUEROA; ponderam repetir este modelo nos outros países?

Fluidra/Eloi PLANES : França é para nós um mercado estratégico e achámos importante que o sr. FIGUEROA pudesse ter uma visão global do mercado que permitisse fazer uma melhor gestão dos nossos recursos. É possível que repitamos este modelo de gestão noutros países.